storytelling

O Pixar Storytelling é um método criado pela Pixar para contar a história de um produto, nivelando o conhecimento de todos os envolvidos sobre ele.

A Pixar cria desenhos animados e utiliza esse mesmo método para elaborar seus enredos, num formato romanceado.

O método consite em comunicar o produto, explicitando os problemas e frustrações que o motivaram, as idéias que o construíram e os benefícios que foram entregues.

O método começa por “era uma vez ” uma situação e continua com um ou mais “todos os dias acontecia” uma certa coisa seguindo-se “um certo dia” aconteceu algo diferente e com um ou mais “por causa disso” ocorreu uma determinada consequência e outras mais “até que finalmente” é atingido o final da história.

O “Era uma vez” descreve o contexto e os personagens, as cláusulas “todos os dias acontecia” descrevem os problemas que ocorriam, “um certo dia” descreve a solução do problema, as cláusulas “por causa disso” descrevem os valores entregues pelo produto e “até que finalmente” é entregue o produto ou implantado o serviço, chegando-se ao final feliz.

Exemplo de aplicação:
Era uma vez uma pousada de beira de praia que há muito tempo havia inovado colocando cadeiras e guardas-sóis na areia para seus clientes, que eram servidos pela equipe de areia da pousada com bebidas e petiscos.

Depois de vários anos de sucesso nos negócios, todos os dias começaram a ocorrer atrasos no atendimento aos clientes e vez por outra algum cliente tinha que sair de sua cadeira e ir buscar o que desejava na cozinha da pousada. A equipe da pousada era pequena e mesmo assim os custos de pessoal eram muito altos. Com a concorrência por perto, isto começou a provocar a perda de clientes.

Um certo dia, em uma ida à cidade para comprar mercadorias e repor o estoque da pousada, um dos sócios percebeu que vários estabelecimentos já usavam internet e que dispunham de sistemas de gestão que melhoravam muito o funcionamento dos seus negócios. Ele fez contato com a operadora de internet, descobriu que era possível instalar um link na pousada e imediatamente contratou e implantou o serviço.

Sua visão foi muito além da implantação de um sistema de gestão de hotelaria, ele imaginou que poderia ter um aplicativo nos celulares dos seus clientes para eles, sentados em suas cadeiras na areia, fazerem seus pedidos de bebidas e petiscos. E foi o que ele fez, lançando no verão o app “Ei… garçom!”.

Por causa disso, os clientes passaram a ser atendidos muito mais rapidamente, não precisavam mais levantar de suas cadeiras e faziam ótimos comentários sobre a pousada na internet, até que finalmente a quantidade de clientes aumentou e as despesas com pessoal diminuíram, já que sua equipe de areia passou a se concentrar apenas na entrega de pedidos aos clientes nas cadeiras.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close